terça-feira, 30 de novembro de 2010

A LÍNGUA INGLESA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE MATO GROSSO



Elizabeth da Silva
CEFAPRO-Rondonópolis/MT


As Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso, lançadas no mês de setembro deste ano, passou por várias etapas até o seu lançamento. Foram instituídos grupos de trabalhos (GT) com professores convidados dos Cefapros e Seduc para a sistematização das contribuições advindas dos Cefapros e escolas, além disso, nós do GT, contribuímos mediando e dialogando com os consultores.De acordo com a Seduc as orientações devem ser vistas e utilizadas, não como sugestão, mas como o tom, a cor que se deve ter a educação no estado. Nesse sentido, as orientações para o ensino de Língua Inglesa configuram um cenário de oportunidades de acesso aos conhecimentos específicos da língua bem como a cultura a ela atrelada de maneira que o estudante possa valorizar a sua própria cultura e reconhecer-se como cidadão de um mundo globalizado, respeitando assim a diversidade existente.


3 comentários:

  1. Para quem tem curiosidade de saber tudo sobre a história do idioma nas culturas inglesa e americana, recomendo o livro ONCE UPON A TIME UM INGLÊS... A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta, de John D. Godinho. Como disse a Folha de S. Paulo na sua resenha, “um belo livro para conhecer a língua inglesa além do ‘ei-bi-ci’ e dos produtos pop.”
    Mauro Q.

    ResponderExcluir
  2. Para quem tem curiosidade de saber mais sobre a história do idioma nas culturas inglesa e americana, recomendo o livro ONCE UPON A TIME UM INGLÊS... A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta, de John D. Godinho. É utilíssimo tanto para professores, quanto para estudantes. O livro, embora sério e baseado em pesquisa minuciosa, conta lances bem-humorados sobre as loucuras da língua inglesa e o estudante vai-se divertir bastante, o que torna o aprendizado bem mais prazeroso. Como disse a Folha de S. Paulo na sua resenha, “um belo livro para conhecer a língua inglesa além do ‘ei-bi-ci’ e dos produtos pop.” Vale a pena ler o livro. É sensacional.
    Mauro Q.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de sugestões Mauro! Valeu parceiro de profissão! Mauro e outros professores de língua inglesa q se interessarem pela pós-graduação de tradutores em língua inglesa pelo Centro Universitário Clarentiano em Rondonópolis.O curso é a distância com encontros presenciais tbém.Se alguém interessar entrar em contato com o meu e-mail phkaka@hotmail.com.br. Mauro sou de Jaciara, participei deste maravilhoso encontro, agora estou correndo atrás de uma pós graduação dentro ok! O mais importante é um investimento futuro devido a Copa de 2014!

    ResponderExcluir